domingo, 22 de maio de 2011

 ZUMBI

“Descendente dos guerreiros de Angola, o líder mais famoso de Palmares tem sua história carregada de lendas e mitos. Zumbi chegou a ser descrito como possuidor de ‘temperamento suave e habilidades artísticas’, antes de fugir para o mocambo, e parece que até os 15 anos foi criado do padre Melo.
O acerto feito entre Ganga Zumba e o governo de Pernambuco pretendia dar fim à guerra movida contra Palmares há cerca de 70 anos. O reduto dos escravos amotinados desafiava a classe senhorial e a administração metropolitana, e inúmeras expedições fracassaram no enfrentamento dos quilombolas. A liderança de Zumbi surgiu das dissidências causadas pelo acordo entre os palmarinos e o governo colonial. Aclamado chefe, Zumbi instalou-se em Palmares e manteve o estado de guerra. A partir da morte de Ganga Zumba, uma repressão implacável atingiu Palmares, que por sua vez multiplicou os ataques a povoações e plantações, na busca de escravos, armas e munições.
Zumbi acabou cercado e morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi teve a cabeça decepada e enviada para o Recife. Resgatado pelos abolicionistas na segunda metade do século XIX, Zumbi tornou-se o herói da luta dos Negros contra a dominação escravista no Brasil. Já no século XX, o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, passou a ser o dia nacional da consciência negra.” Fonte: VAINFAS, Ronaldo (org). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.  Páginas 593-594).

O Movimento Negro prefere valorizar o dia 20 de novembro (20/11/1695 - dia da morte de Zumbi dos Palmares) em vez do 13 de maio (13/05/1888 - dia da Abolição da Escravatura) porque busca-se enaltecer a participar dos escravos no movimento para fim da Escravidão no Brasil e não o papel da princesa Isabel.

Um comentário:

  1. esse site e muito bom mais nao vai servi pra MIMobrigado.


    BEIJOS
    DE ANONIMO

    ResponderExcluir